Acontece

Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata 2022

Live: Câncer de próstata - Medidas Preventivas e Tratamentos Eficazes.
Kleverson Dáliton Silva Moreira
08/11/2022 - 11:12 - atualizado em 10/02/2023 - 10:51

APRESENTAÇÃO:

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), por meio do Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), realizará no dia 9 de novembro, às 17h, a live intitulada “Câncer de próstata: Medidas Preventivas e Tratamentos Eficazes”. A transmissão ocorrerá pelo canal da DIRQS no YouTube.

A Live tem como objetivo promover a Campanha “Novembro Azul” a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de Próstata, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade, compartilhar informações sobre a saúde do homem, falar sobre cuidados de saúde, atividades físicas e alimentação.

Esta ação faz parte do Projeto “Meses Coloridos”, realizado pelo SIAPSS/DIRQS, e tem como objetivo principal promover orientações baseadas em ciência sobre o câncer de próstata, abordando a necessidade da prevenção e medidas eficazes no tratamento. Além disso, traz orientações sobre boas práticas para a saúde, como atividade física e alimentação, e a sua ligação com o fortalecimento do sistema imunológico.

A Live contará com a presença do Dr. Jorge Henrique, formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e com residência em urologia pela UFU. Atua como médico urologista do Ambulatório de Saúde do Servidor- ASSER, desde janeiro de 2004.

Também se fará presente Guilherme Leal Dias, graduado em educação física pela UFU e especialista em nutrição esportiva pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Além disso, o evento terá o relato de experiência do Sr. Clayton Marques Botelho, que compartilhará a sua vivência como paciente do tratamento de câncer de próstata.

A mediação será feita por Sandra de Fátima Barcelos C. Moura, assistente social na UFU e Vanessa Aparecida de Oliveira, psicóloga na UFU, ambas vinculadas ao SIAPSS/DIRQS.

Haverá emissão de certificados via Diretoria de Capacitação de Pessoal (DICAP/UFU). Para mais informações acesse o site da Dicap (Link: http://www.progep.ufu.br/capacitacao/live-cancer-de-prostata-medidas-pre...) entre em contato por meio do e-mail secretaria.dicap@progep.ufu.br ou pelos telefones (34) 3239-1325 e (34) 3239-1326.

 

Sobre o Novembro Azul

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.

Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

Atualmente o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Por isso é essencial falar do assunto para que todos tenham acesso à prevenção e, caso necessário, o tratamento precoce.

 

INSCRIÇÕES

LOCALIZAÇÃO: On-line

●             Canal da Dirqs no YouTube

Link da live: https://youtu.be/WrPSABf8UHM

Live: Câncer de próstata - Medidas Preventivas e Tratamentos Eficazes