Capacitação

PRONATEC - Assistente Financeiro

Divisão de Capacitação
29/10/2015 - 14:48 - atualizado em 10/11/2015 - 11:39
Objetivo: 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) visa a ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) à população brasileira por intermédio de uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Este curso possui o objetivo geral de capacitar o aluno, com ferramentas de conhecimento técnico e operacional, para que possa organizar e executar atividades administrativas. Este curso possui os objetivos específicos de: desenvolver habilidades de manipular as ferramentas financeiras, desenvolver habilidades de manutenção de fluxo de caixa e desenvolver habilidades para trabalhar com orçamento.

Conteúdo do curso: 
  • Português instrumental (20 horas): A redação oficial e empresarial. Qualidades e características fundamentais de textos empresariais. O que evitar na produção de textos empresariais. Expressões de tratamento e vocativos. Abreviaturas de títulos, postos e formas de tratamento. Documentos empresariais: e-mail, aviso, bilhete, pauta de reunião, ata, atestado, declaração, circular, memorando, ofício, recibo, carta comercial, relatórios. Técnicas básicas de oratória.
  • Fundamentos de Administração Financeira (40 horas): Planejamento Financeiro. Instituições Financeiras. Noções de balanço patrimonial, contas de resultado e tributos. Planejamento orçamentário.
  • Rotinas Financeiras (40 horas): Verificação e conciliação de contas. Fluxo de caixa. Orçamento previsto (previsões de recebimento e gastos). Orçamento realizado (recebimentos e gastos reais).
  • Administração Financeira (20 horas): Caixa. Contas a pagar. Contas a receber. Títulos de crédito. Qualidade de crédito e cobrança. Fluxo de caixa previsto. Fluxo de caixa realizado. Noções de matemática financeira.
  • Sistemas de Informação Administrativos (30 horas): Noções básicas de informática. Comunicação empresarial utilizando a informática. O uso do telefone, e-mail e redes sociais no ambiente de trabalho. Internet. Sistema de informações em estoque. Automação na movimentação e armazenagem.
  • Técnicas de Atendimento ao cliente (10 horas): Introdução ao Atendimento. Atendimento Personalizado. Técnicas e tipos de atendimento ao cliente. Qualidade no Atendimento.
Informações complementares: 
  • Esta pré-matrícula não garante a vaga no curso.
  • Os horários, dias da semana, início e término da execução dos cursos estão sujeitos a alteração, de acordo com a demanda do PROGRAMA PRONATEC.
Pré-requisitos: 
Ensino fundamental completo
Público-alvo: 
Técnico Administrativo
Todos
Dias da Semana: 
Terça e quinta-feira - 07 às 11 h
Local: 
A definir
Instrutor(es): 

A definir

Carga horária: 160 horas
Vagas: 20 vagas
Período de inscrições 29/10/2015 - 15:30 até 15/11/2015 - 23:30
Divulgação da lista de participantes 07/12/2015
Período de realização 08/12/2015 - 07:00 até 17/05/2016 - 11:00