Unidade Organizacional

Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor

SIAPSS
Portal PROGEP
02/09/2014 - 10:24 - atualizado em 11/12/2020 - 23:21
Campus Umuarama

Competência:

O Setor Integrado de Ações de Promoção à saúde do servidor (SIAPSS), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (DIRQS), tem por objetivo desenvolver ações que viabilizem a promoção da qualidade de vida do servidor. Possui uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, educador físico, médicos e equipe de enfermagem que desenvolvem programas e projetos visando esse alcance.

 

Principais Atividades:

Acolhimento Psicossocial: É um pronto atendimento para servidores ativos e ou aposentados da UFU e Fundações, em crise, não sendo necessário agendamento prévio. É uma intervenção que acolhe a pessoa no momento de sua necessidade, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites pessoais. Na oportunidade, são efetuadas as orientações, encaminhamentos ou atendimentos em psicoterapia breve.

 

Atendimento em Consultas Psiquiátricas: Destinada aos Servidores da UFU e Fundações. É necessário comparecer ao Acolhimento Psicossocial para cadastro e agendamento da consulta. Os pacientes em sofrimento psíquicos atendidos pela Perícia Médica, Saúde Ocupacional, Promoção à Saúde da DIRQS e casos específicos são cadastrados no programa pelas psicólogas do SIAPSS para triagem, encaminhamentos e acompanhamento.

 

Atendimento pelo Serviço Social: É um modelo de atendimento feito pelo Serviço Social que compreende a questão social como núcleo de formação do ser humano e como elemento de constituição das relações entre o profissional, a instituição, o cidadão e a realidade social. Esse atendimento analisa e intervêm na realidade social da pessoa interessada, e de acordo com suas necessidades, define estratégias de intervenção social para a situação problema apresentada.

  • Entrevistas individuais, visitas domiciliares e institucionais

 

Programa Cuidado de Si

Intervenção Relâmpago – Dia da Saúde nos setores - Atividade itinerante feita por equipe multidisciplinar, em forma de visitas aos setores da universidade, em horário de trabalho. O objetivo é fornecer orientações gerais sobre saúde, aferição de pressão arterial, e glicemia, distribuição de panfletos educativos e informativos, aferição de índices antropométricos e convite aos interessados em participar das outras etapas do programa.

 

Educação para Gestão de Finanças Pessoais e Familiar: Visa possibilitar aos servidores e seus familiares, por meio de processo educativo, novos conhecimentos e ferramentas práticas para a auto-gestão responsável de sua vida financeira bem como a de sua família – Direcionado a servidores da UFU e Fundações.

 

Atividades Psicoeducativas para Doenças Crônicas: Projeto psicoeducativo, realizado por equipe multiprofissional, direcionado à servidores e dependentes com doenças crônicas (ex.: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, fibromialgia, doenças pulmonares, entre outras) com foco na prevenção de agravos por meio do autocuidado e da promoção da qualidade de vida.

*Nota: mobilização dos médicos do ambulatório do servidor; formato de rodas de conversa.

 

Reiki: Terapia em atendimento individualizado de origem oriental, (Rei-universo e Ki-vida) é uma técnica que trabalha com a energia cósmica universal a qual pode ser aplicada por meio da imposição de mãos. É uma medida terapêutica sem efeitos colaterais e sem contra indicações, considerada uma prática segura e eficiente. Equilibra os sete centros de força vital de energia correspondente às sete glândulas endócrinas, as quais produzem e regulam todos os hormônios para as diversas funções corporais.

 

Programa UFU Saúde

Este programa visa a prevenção e conscientização dos servidores da UFU quanto ao mal silencioso que afeta nossa sociedade atualmente, que é a obesidade.

 

  • Tratamento e prevenção da obesidade: Composto por uma equipe multidisciplinar, formada por Educador Físico, Nutricionista. Psicólogo, Médico e Enfermeira, com objetivo de aumentar a perspectiva e qualidade de vida dos servidores. Partimos da premissa de que a obesidade é uma condição complexa de dimensões sociais, biológicas e psicossociais consideráveis, afetando qualquer pessoa de diferentes idades ou grupos socioeconômicos e que ocorre em todo o mundo. É a maior desordem nutricional nos países ocidentais transformando-se no maior problema de saúde pública dos últimos tempos.

Nota: Parceria com a Unimed e Faculdade de Nutrição.

 

  • Academia para Servidores: Oferece atividades físicas aos servidores em academia de musculação da instituição como estratégia para diminuir riscos de saúde relacionados ao sedentarismo, regular o funcionamento fisiológico e as medidas antropométricas.
  • Consultoria Individualizada Avaliação e Acompanhamento de Atividades Físicas: Atendimento individual e acompanhamento em atividades físicas atento às condições físicas do servidor.

 

Projetos de Desenvolvimento e Aprimoramento Pessoal

Projetos que visam propiciar aos servidores participantes, informações, reflexões, troca de experiências e atividades vivenciais que estimulem o autoconhecimento.

  • Curso de capacitação “Qualidade de Vida no Trabalho do SPF”: Fornecer informações sobre a carreira pública que possam ser solidificadas, de modo a desenvolver a cultura de bem estar no trabalho, além de possibilitar que todos os ingressantes pensem sobre o sentido do trabalho para a sua vida visando bem estar e qualidade de vida no trabalho.
  • Vamos falar sobre estresse no trabalho: Fornecer espaço de aprendizagem para os servidores da UFU sobre o tema estresse relacionado ao trabalho, promovendo os participantes a reflexões sobre formas de cuidado e prevenção à possíveis adoecimentos.
  • Curso Desenvolvendo Habilidades Sociais: Visa desenvolver  habilidades sociais para ampliar a capacidade de comunicação e interação com os mais diversos grupos.

 

Programa Reconstrução de um Viver: Programa de preparação para aposentadoria com o objetivo de instrumentalizar os servidores em processo de aposentadoria (até dois anos antes) para a  construção de um projeto de vida, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades para além do mundo do trabalho.

  • Curso de capacitação em preparação para a aposentadoria (com carga horária total de 68 horas)
  • Encontro de egressos da turma do curso de capacitação em preparação para a aposentadoria
  • Homenagem aos aposentados
  • Encontro anual de egressos do curso de capacitação em preparação para a aposentadoria e aposentados
  • Recadastramento dos aposentados e pensionistas

 

Programa Qualidade de Vida em Ação

O QVA tem por objetivo promover ações pertinentes à promoção de saúde e qualidade de vida dos servidores.

As ações de vigilância e promoção à saúde fundamentam-se no uso de informações epidemiológicas coletadas pelo sistema, no conhecimento transdisciplinar para melhor atender a relação saúde-trabalho e também na participação dos servidores em todas as fases do processo de intervenção nos ambientes de trabalho.

Sendo assim, são realizadas diversas intervenções com a equipe multidisciplinar tratando sobre as temáticas presentes das demandas dos próprios servidores de cada unidade visitada. São abordados temas como: Saúde Mental, trabalho em equipe, comunicação, assertividade, relações interpessoais, segurança no trabalho, uso e abuso de substâncias, perícia, exames periódicos, entre outros.

 

Projeto Meses Coloridos

Projeto com foco na educação em saúde para ampliar a conscientização, a responsabilidade e a autonomia dos servidores para a adoção de práticas que melhorem a saúde e a qualidade de vida.

  • Janeiro Branco
  • Setembro Amarelo
  • Outubro Rosa
  • Novembro Azul

 

Atendimento Médico nas seguintes especialidades:

  • Clínica médica
  • Ortopedia
  • Cardiologia
  • Pediatria
  • Neurologia
  • Otorrinolaringologia
  • Psiquiatria
  • Ginecologia
  • Endocrinologia
  • Urologia
  • Pediatria

 

Equipe:

Abelardo Moreira dos Santos Penna Neto - Médico

Adelita Freitas de Rezende - Op. Maq. Lav.

Alessandro Mundim de Oliveira – Médico

Alexsandra Costa Miguel - Tecnica em Enfermagem

Aline Costa Mezencio Falcao - Assistente em Administração

Ana Carolina Correia de Oliveira - Tecnica em Enfermagem

Ana Carolina Duarte Esperidiao – Médica

Carmen Regina Teodoro de Lima - Assistente em Administração

Cely Cristiane Nery Silva Pirett – Enfermeira

Edinamar de Assis Matos - Assistente em Administração

Eliane Pereira - Psicologa

Fabiana de Fatima Brito – Médica

Fernando Abrao Garcia - Médico

Franciele Aparecida de Moura Sagario - Técnica em Enfermagem

Gisele Vissoci Marquini – Médica

Guilherme Leal Dias - Técnico Desportivo

Henrique Cardoso Marcene - Médico

Joelma dos Reis Soares de Moura - Assistente Social

Jorge Henrique Moreira Agostinho – Médico

Jose Pires Ribeiro Junior - Médico

Katia Regina de Oliveira - Assistente em Administração

Leila Maria Silva Alvarenga - Tec. Lab

Liris Lea Lemos - Auxiliar em Administração

Lucia Helena Moraes Vilela - Médica

Maria Aparecida Knychala – Médica

Maria Carolina Buiatti Amaral E Silva – Psicologa

Michele Marques Silva - Auxiliar em Administração

Sandra de Fatima Barcelos Correa Moura - Assistente Social

Silvia Leticia Lemes - Auxiliar de Enfermagem

Vanessa Aparecida de Oliveira - Psicologa

Vanessa Cristina de Carvalho Cardoso - Assistente Social

Vanessa Ester de Oliveira - Auxiliar em Administração

 

Telefones:

Promoção à Saúde: (34)3225-8071 / (34)3225-8076

Marcação de consultas - ASSER – Ambulatório de Saúde do Servidor: (34)3225-8059 / (34)3225-8062 / (34)3225-8063

 

 

      Endereço: 
      Av. Mato Grosso, 3.370 - Bloco 4E - Bairro Umuarama
      Campus Umuarama - Uberlândia-MG - CEP 38405-314
      -
      34 3225-8071