Acontece

Dia mundial da luta contra a AIDS e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Dezembro Vermelho
Adriana Abadia Rangel Torres
13/12/2023 - 12:29 - atualizado em 13/12/2023 - 12:29

Dia mundial da luta contra a AIDS e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

No Dia Mundial da Luta com a AIDS de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é necessário realizar algumas reflexões sobre como o uso problemático de álcool e outras drogas está relacionado diretamente a esta temática.

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são infecções causadas, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana, O vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Além da via sexual (esperma e secreção vaginal), o vírus pode ser transmitido pelo sangue (através da gestação, parto, uso de drogas injetáveis, transfusões e transplantes) e pelo leite materno.

É sabido que o consumo deliberado de álcool, bem como o uso de outras drogas ilícitas pode ser extremamente perigoso para a saúde. Além dos riscos referentes aos diversos efeitos colaterais no organismo, de conhecimento popular, as substâncias psicoativas podem ser a porta de entrada para diversas IST.

Neste contexto, é possível pensar sobre a associação perigosa que as pessoas fazem entre o uso de drogas e suas práticas sexuais, uma vez que ao abusar do uso de substâncias psicoativas há uma mudança de comportamento, levando o indivíduo a perder a percepção de risco, à perda do poder seletivo de escolha de parceiros sexuais e ao abandono do preservativo em suas relações sexuais. De uma forma geral, as pessoas que fazem uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, independentemente do gênero, faixa etária e se vivem ou não em situação de rua, tendem a desenvolvem comportamentos vulneráveis que podem resultar em IST.

Para além da vertente do uso abusivo de drogas e sua relação com a prevenção de IST, é necessário refletir sobre como o uso de drogas influência de forma negativa no tratamento de quem já possui algumas destas patologias. Além da ausência de cuidados na prática sexual, entre os usuários, também não há uma boa adesão ao seu tratamento ou o mesmo não é realizado seguindo as orientações médicas. No caso de pacientes alcoolistas com IST, o uso do medicamento combinado com a bebida pode comprometer o funcionamento do fígado.

Ressaltamos que no Setor de Atenção à Dependência Química (SADEQ)/DIRQS/PROGEP/UFU os servidores podem realizar tratamento ambulatorial para o uso abusivo de álcool e outras drogas. Para agendar uma triagem, ligue ou envia mensagens pelo WhatsApp através do número (34) 3225-8079.

Fontes: UNAIDS – www.unaids.org.br

Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – www.gov.br/aids/pt-br