Homenagem à Comunidade Feminina no Mês das Mulheres

Comunidade feminina da UFU foi celebrada com cafés especiais
Adriana Abadia Rangel Torres
03/04/2024 - 14:50 - atualizado em 03/04/2024 - 15:10

Eventos foram promovidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e aconteceram, ao longo do mês de março, nos campi da universidade.
Por: Carolina Bernardes

Mulheres que estiveram presentes contam como o momemto foi agradável e importante (Foto arquivo pessoal)

Pensando na importância de refletir sobre a desigualdade de gênero e conscientizar sobre a necessidade de defender os direitos das mulheres, durante o "Mês das Mulheres", março, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU) organizou cafés dedicados a elas. Os encontros aconteceram nos dias 13, 14, 15, 18 e 21, nos campi Umuarama, Pontal, Santa Mônica, Monte Carmelo e Patos de Minas, respectivamente.

Os eventos possibilitaram interações entre as mulheres da comunidade UFU e contaram, também, com a participação do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Márcio Magno Costa, que destacou a importância do momento e defendeu que “a presença de mulheres em cargos de liderança quebra barreiras institucionais e contribui para a diminuição das desigualdades”.

Kaísa Karolina, auxiliar em administração da Progep em Patos de Minas, ajudou a organizar os cafés e celebrou: “É muito bom termos ações nos campi que valorizam as mulheres. Foi um momento de reconhecimento pelo papel ainda tímido que a mulher ocupa dentro da universidade.”

"Foi muito bom, maravilhoso. Foram bastante pessoas da equipe da limpeza”, destacou Adelina Reis, chefe terceirizada daquele setor no Campus Pontal, local em que a atividade promoveu a interação.

Já Bruna Borges, assistente em administração da Progep em Monte Carmelo, apontou que o momento representa a valorização da mulher: “É uma forma de reconhecer a importância das mulheres na UFU. Foi uma tarde agradável de partilha e descontração.”

“O café foi uma experiência muito agradável; penso que é uma forma da universidade mostrar que valoriza o que fazemos, além de que foi uma forma de relaxar e integrar dentro do nosso ambiente de trabalho”, reforçou a estudante Maria Eduarda Amorim, que é bolsista da Diretoria de Cultura (Dicult).

Os cafés em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas também contaram com a presença de Guilherme Leal, profissional em educação física da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs). Nas ocasiões, ele comandou dinâmicas de movimentação do corpo.

O evento foi realizado em todas as cidades que a UFU está presente (Foto arquivo pessoal)